E aí, galera! Bão demais? Marcos Jappa por aqui. Bora falar da importância da Presença Online, ok.
Como você já deve saber, eu sou um fã de empreendedorismo. Admiro de verdade qualquer iniciativa honesta que visa trazer dinheiro pro bolso por esforço próprio e sem depender de ninguém. Todo o meu esforço nas mídia sociais é voltado pra quem tem esse perfil e se esse é o seu caso saiba que você já tem fã aqui na web.
Nesse artigo, vou falar pra vocês sobre as desvantagens de ser uma pequena empresa ou autônomo, prestador de serviços, um e não ter presença na internet, ou seja, um desastre….rs.
Imaginem uma rua lotada de pessoas passeando, interagindo com as lojas, mas apenas a sua está fechada para o mundo. Quantas vendas e oportunidades você estaria deixando passar. Pois fique sabendo que é isso que acontece quando você não tem presença online (não está na internet). O prejuízo é incalculável. Vou falar só de algumas desvantagens que isso pode trazer. Vamos lá:
Perda de oportunidades de negócios
Todo mundo hoje depende da internet para pesquisar produtos e serviços, se você não está por aqui, tá perdendo grandes oportunidades de negócios. Ao não estar presente na internet, você está perdendo a oportunidade de ser encontrado por potenciais clientes, aumentar sua base de clientes e gerar receita.
Por exemplo, se alguém procura um serviço que você oferece – e pode crer que estão procurando AGORA enquanto você lê esse artigo – e não encontra sua empresa, rapidamente ele desiste e procurar por outra empresa que esteja presente na internet. Além disso, muitos consumidores fazem comparações de preço e produtos antes de tomar uma decisão de compra. Se você nem tá nessa briga, vai ser desconsiderado imediatamente.
Baixa visibilidade
Sem uma presença online, sua empresa não será encontrada por pessoas que não conhecem sua empresa. Uma das principais desvantagens de não estar na internet é a baixa visibilidade, que pode afetar sua capacidade de alcançar novos clientes e criar uma reputação positiva para sua empresa. Sem uma presença online, as pessoas podem não saber que sua empresa existe. Lembre-se, jovem Padawan, a internet é uma rua abarrotada de pessoas.
Por outro lado, uma presença online forte pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa e a estabelecer sua marca. Ss pessoas podem encontrar sua empresa facilmente e começar a se familiarizar com sua marca e seus produtos ou serviços.
Perda de credibilidade
Hoje em dia, muitas pessoas associam a presença online com credibilidade. Se sua empresa não tem um website ou presença em redes sociais, os consumidores podem questionar a legitimidade da sua empresa. A falta de uma presença online pode levar as pessoas a pensar que sua empresa é pequena demais ou não está atualizada com as tendências atuais do mercado.
Ter uma presença online pode ajudar a estabelecer sua empresa como legítima e profissional. Um website bem projetado e uma presença forte nas redes sociais podem ajudar a transmitir confiança e credibilidade aos seus potenciais clientes.
Falta de interação com os clientes
Uma presença online forte permite que sua empresa se envolva com os clientes de maneiras que não seriam possíveis sem a internet. Por exemplo, as redes sociais permitem que sua empresa se comunique diretamente com os clientes, respondendo perguntas e fornecendo informações adicionais sobre seus produtos e serviços. Além disso, o e-mail marketing pode ser uma ótima maneira de se comunicar com os clientes e promover sua empresa.
Sem a internet, sua empresa não tem a oportunidade de se comunicar com os clientes de forma eficaz. Isso pode levar a uma falta de lealdade do cliente e uma perda de negócios no longo prazo.
Dificuldade em competir
Em muitos setores, a concorrência é acirrada e, sem uma presença online, sua empresa pode ter dificuldade em competir com outras empresas do seu ramo que já estão por lá. As empresas que têm uma presença online forte podem ter vantagem sobre aquelas que não têm, pois podem alcançar potenciais clientes em um nível global. É tipo aquele time que só tem um pé de chinelo e tá jogando contra o Barcelona, sacou? Não tem chance.
Falta de informações sobre o mercado
Outra grande desvantagem é que você perde a oportunidade de coletar informações sobre o mercado. A internet pode ser uma fonte valiosa de informações sobre o que os consumidores estão procurando, o que seus concorrentes estão fazendo e quais são as tendências atuais do mercado.
Por último, mas não menos importante, sem presença online, você perde a oportunidade de interagir com seus clientes. A internet é um lugar onde é possível se comunicar com os clientes de uma forma muito mais rápida e eficaz. Sem estar lá, você pode acabar perdendo contato com os clientes e suas necessidades.
Mas calma. Se agonia não. Aqui nesse blog vc encontra um meio de colocar sua empresa online em menos de 10 minutos e mais… gratuitamente e ainda a aprender a usar várias estratégias de marketing digital para estabelecer sua presença online e colher os benefícios de estar conectado com seus clientes e com o mercado.
Mas se precisar, chama nóis aê que nóis resorve, sô.